2337518169851400 Caminhos da Credelania: Informática educativa

Informática educativa




Projeto PIVOTMANIA


No ano de 2017 oficializei esse projeto como proposta de trabalho da informática educativa para  estimular todos os alunos da EMEF Profº Paulo Gonçalo dos Santos (CEU Alvarenga) (4ª ano até 9º ano) para o mundo da animação. Já havia trabalhado a ferramenta Pivot nos anos anteriores mas de maneira bem superficial pois não dominava a ferramenta e agora percebi que não a dominarei pois tenho muita coisa para aprender e praticar. Nada vem de graça e arregaçar as mangas é o que importa nesse momento. Isso não será obstáculo para que não continue com o projeto de animação.  No final de 2017 o professor João da EMEF Isabel Vieira me convidou para fazermos parceria nesse projeto com a possibilidade de fazer uma atividade interescolar. Enquanto isso estamos pensando e reescrevendo o projeto e tentando agregar mais professores nessa empreitada.




Alan Becker




Pivot Stickfigure Animator foi o primeiro software projetado especificamente para animações de bonecos palitos (Stick Figures).

Peter estava na universidade cursando PhD em engenharia de software quando criou o projeto em 2004 a pedido de seu irmão, que necessitava de um programa (software) que pudesse criar uma animação com ''stick figures'' e tivesse um visual simples e amigável, com fácil acesso ás ferramentas propostas. A proposta era de tornar possível a qualquer pessoa criar uma animação de forma fácil e prática.

O diferencial de outros programas de animação que existiam na época era que Peter havia criado a possibilidade de movimentar um objeto e/ou um personagem em palitos, mantendo sua proporção constante e ainda podendo ajustar o ângulo, tamanho, cor e posicionamento de cada imagem separadamente, assim tornando todo o processo da animação mais rápida e simples.